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O marketing de convergência

Publicado em 24/05/2013 - Fonte: iMasters por Roberta Schaffer

Com a nova era digital, o fluxo de comunicação no marketing online se inverteu. O cliente tem mais poder, podendo criar comunidades, informações e fazer exigências de preço e atendimento. Já o marketing de convergência não ocorre em uma só direção, é um processo colaborativo, em que estratégias do marketing convencional e do marketing online são usadas para atender um novo cliente, o híbrido.

Mas quem é o novo consumidor?

O novo consumidor é um pessoa resultante da convergência entre online e offline. É um “consumidor centauro”, não se considera um e-consumidor, tampouco pode ser classificado como um consumidor tradicional. São pessoas que buscam exclusividade e personalização, mas também compram produtos de prateleiras. Querem interação social, participam de comunidades virtuais, mas não deixam de se encontrar com os amigos em locais físicos. Desejam opções variadas de canais para comprar, têm sede por competitividade de valor e utilizam diferentes meios para obter informações e tomar melhores decisões.

Voltando ao marketing de convergência

Esse novo consumidor, que caminha com pés rápidos nas novas tecnologias mas ainda possui o antigo e imprevisível coração humano, abre várias e novas oportunidades de crescimento, isso porque mercados antes esquecidos ou considerados impossíveis agora são acessíveis, pois não há limite de distância para a Internet.

O marketing de convergência visa à união do online e offline, do emocional com o racional, da comunicação via Web com a física. Por isso, propõe uma nova estrutura do mix de marketing.

Convergência na customização
O cliente pode participar do planejamento, da elaboração dos produtos, deixando-os customizados, os clientes ainda podem construir seus próprios produtos.

Convergência de comunidades
O cliente híbrido valoriza relacionamentos interpessoais, tanto no mundo virtual quanto no real, e pode fazer comunidades do modo que mais desejar. As redes sociais são a prova disso.

Convergência dos canais
Os clientes querem se conectar às empresas em todos os canais, e serem reconhecido por conectarem-se em canais múltiplos.

Convergência de valor competitivo
É o cliente quem faz a relação valor x preço do produto. Como ele tem esse poder, é preciso ter certeza de que deseja ter a experiência de compra.

Convergência de escolha
As empresas precisam oferecer ferramentas que disponibilizem as informações suficientes para o cliente tomar a decisão de compra.

Esses pontos mostram o que o novo consumidor centauro busca agora com mais poderes e cada vez mais autonomia no processo da compra. Basta a cada empresa se adequar a essas novas exigências ou serem moldadas pelo mercado

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