BLOG

VEJA AS NOVIDADES DA COMUNICAÇÃO DIGITAL

voltar

Cloud Computing

Falta de Entendimento Tolhe Benefícios da Cloud

Publicado em 06/02/2013 - Fonte: Computerworld/PT

A falta de compromisso e de entendimento entre executivos C-level das empresas está sendo um fator negativo na obtenção de benefícios a partir de modelos de cloud computing. Sugere o estudo “Business Cloud: The State of Play Shifts Rapidly: Fresh Insights into Cloud Adoption Trends’, realizado pela Capgemini que perto de 29% dos inquiridos vêem as administrações como um fator impulsionador da adoção da computação em nuvem, mas outros 28% classificam-nas como bloqueadoras.

O estudo foi realizado a 460 líderes de TI e diretores de grandes empresas mundiais e destaca, de acordo com um comunicado, a crescente importância estratégica da cloud computing: mais de três quartos (76%) mostram ter uma estratégia definida para a adoção do modelo. Apesar disso, parece continuar existindo alguma confusão sobre quem deve ser o principal impulsionador da adoção das estratégias para cloud computing dentro de uma organização.

Perto de um terço das empresas (32%) concorda que o departamento de TI é, atualmente, o principal impulsionador. Mas a responsabilidade estará transitando cada vez mais do departamento de TI para as unidades de negócio: 45% das organizações indicaram que as unidades de negócio são as maiores responsáveis pelas estratégias de adoção de cloud computing.

Outras conclusões e dados do estudo:

  • o mercado de cloud computing não pode ser classificado como em pleno estado de maturação, mas 81% das organizações – mais de oito em cada dez – já estão usando tecnologias baseadas no referido modelo para o seu negócio.
  • cerca de 40% dos executivos ouvidos no estudo invocam receios contínuos em torno da segurança como um impedimento para a adoção e, apenas, 56% dizem confiar no modelo para arquivar dados.
  • mais de um terço (35%) também mencionou questões de controle sobre os dados relacionados com a localização física dos mesmos como uma das principais barreiras para a adoção.
  • 40% das organizações mencionaram a sua preferência por soluções cloud externas e hospedadas num parceiro e 26% citaram uma preferência por soluções privadas internas.
  • nos seus projetos de cloud computing a maior parte das empresas (72%) está atrabalhando, ou planeja colaborar com mais de um fornecedor.
  • a migração está amplamente (78% das organizações) focada em novas aplicações que apoiem áreas de negócio de ponta, em vez de aplicações mais antigas.
imagens
Dê sua opinião