BLOG

VEJA AS NOVIDADES DA COMUNICAÇÃO DIGITAL

voltar

Streaming

10 formas de usar Vídeos Online na sua empresa

Publicado em 22/03/2013 - Fonte: Mundo do Marketing Por Pedro Filizzola

Saiba quais são as formas mais comuns de se comunicar por vídeos e como utilizá-los na sua estratégia corporativa. Listamos 10 formas que podem ser interessantes para seu negócio.

Assistir vídeos na internet já se tornou um hábito comum entre os usuários de internet e o seu consumo no Brasil e no mundo não para de crescer. Segundo o último relatório da comScore – América Latina – o consumo de vídeos online no Brasil cresceu 18% em 2012 e cada espectador do País consumiu quase 130 vídeos por mês na Internet.

Se esse é um mercado quente no Brasil e assistir vídeos já faz parte do cotidiano das pessoas, sua empresa deveria estar usando essa forma de comunicação. Não sabe como utilizá-los na sua estratégia? Não se preocupe, listamos 10 formas que podem ser interessantes para seu negócio. Confira.

1- Divulgar os comerciais de TV na Internet
Muitas empresas têm como estratégia divulgar os vídeos comerciais produzidos primeiro na internet e depois replicá-los na TV – e vice-versa. Muitas marcas fizeram isso durante o Super Bowl XLVII e conseguiram maior engajamento do público que assistiu online do que durante o próprio evento. Quando você divulga o vídeo em mais de um canal como web, redes sociais, portais de vídeo e blogs, você aumenta as chances dele ser visualizado, fazendo sua mensagem chegar para mais pessoas.

2- Vídeos virais
Não existe receita para produzir vídeos virais. Fato é que, por ele ser viral, atinge muitas pessoas de forma rápida – e isso pra sua marca pode ser excelente. Se não existe uma fórmula mágica, pelo menos você pode utilizar algumas táticas:

•    Pense em algo divertido e inusitado que intrigue e envolva as pessoas. Tenha cuidado com o conteúdo que será transmitido;
•    Procure formas de instigar os internautas em geral – compartilhe, crie paródias, faça comentários nos vídeos;
•    Preze pela qualidade. Só porque o vídeo é viral não quer dizer que ele precise ser extremamente curto e/ou embaçado, etc.
•    Não se prenda a orçamento, você pode produzir virais simples e com um impacto interessante. O fenômeno Harlem Shake está aí para provar isso.

3- Web séries
Quando você disponibiliza vídeos online produzidos em vários capítulos, cronologicamente, como acontece em novelas, por exemplo, você está produzindo web séries.
O sucesso das séries na televisão é óbvio e claro para qualquer um, como vemos nos grandes sucessos americanos de audiência. Na Internet não é diferente. Acompanhar uma história original atrai audiência e faz com que as pessoas se mantenham conectadas e atentas aos próximos episódios. Dessa forma, você fideliza seu público e constrói uma comunidade de seguidores.

4- Video Marketing
Dados do eMarketer mostram que o vídeo é o meio que teve maior adesão por profissionais de marketing nos últimos anos. Isso acontece porque eles já enxergaram os benefícios de divulgar um produto através de vídeo na internet. Claro, você pode continuar utilizando outras formas de exposição da sua marca, mas o vídeo como complemento é uma poderosa ferramenta de branding é uma excelente forma de humanizar e aproximar um novo produto ao cliente e prospect.

5- Publicidade em vídeos
Segundo o IAB, Internet já á a segunda mídia do bolo publicitário no Brasil. Nesse cenário, vídeos online estão emergindo como o carro-chefe de estratégias de publicidade online. Video ads permitem uma segmentação precisa e uma taxa de engajamento maior – quando comparado com a mídia tradicional. Se a sua empresa tem um orçamento destinado pra propaganda, uma boa aposta é a publicidade em vídeos online.

6- Demonstração de produtos (vídeos em e-commerce)
Se você comercializa produtos pela internet sabe que muitos consumidores ainda valorizam o valor da compra presencial. É justamente nesse ponto que os vídeos online se tornam uma poderosa ferramenta para aproximar a experiência de compra pela internet da experiência real. Quando você produz vídeos demonstrando produtos seu público alvo tem mais confiança para realizar uma compra – e é menos provável que realize uma troca.

7- Treinamento interno
Um dos grandes desafios das empresas é manter o alto nível de atendimento aos clientes prezando sempre por funcionários sempre bem treinados e motivados onde quer que eles estejam. Para que isso aconteça os vídeos online podem cumprir muito bem esse papel, tornando o treinamento dos colaboradores muito mais constante e intuitivo. Ao disponibilizar conteúdos sob demanda, sua empresa aumenta a produtividade e reduz tempo e custos com logística.

8- Depoimentos de clientes
Quando você fala do seu próprio serviço é autopromoção. Mas quando seus clientes falam dele é endosso. Você já usa as tradicionais aspas no site, mas porque não utilizar vídeos? Eles conseguem transmitir de forma mais humana o que a pessoa realmente quis dizer com “o produto é fantástico”. Além disso, bons vídeos de depoimento podem ser excelentes estratégias para conversão de novos clientes.

9- Transmissão ao vivo
Ações de marketing, anúncios, eventos, palestras, “Palavra do Presidente” e conferências podem ser transmitidas em tempo real na internet. Dessa forma, você tem inúmeras formas de atingir seus públicos: interno, para centralizar a mensagem e aproximar os seus funcionários; e externo, comunicando de forma inovadora com seu público-alvo.

10- Webinares
Webinar são palestras online para apresentar um conceito ou uma apresentação. Ela é uma forma dinâmica de transmitir um conhecimento para várias pessoas dispersas geograficamente. Uma forma de inovar em webinares é justamente utilizando vídeos. Assim você torna a sua mensagem muito mais pessoal e isso contribui pra que a mensagem seja melhor assimilada.

Enfim, oportunidades não faltam. Você e sua empresa só precisam perder o medo de começar a usar vídeos dentro da sua empresa. Mas lembre-se que para potencializar a eficácia do conteúdo você precisa de uma tecnologia profissional  para que possa hospedar, gerenciar e distribuir as mídias com segurança, qualidade e escala.

imagens
Dê sua opinião